"... once in a while, right in the middle of an ordinary life, love gives us a fairy tale."

julho 05, 2014

O Porquê de Sermos ou nos Tornarmos Pugaholics : Saiba Mais Sobre a Raça


Vejo muitas pessoas cheias de dúvidas em relação às características e particularidades da raça pug. Tenho o hábito de ler os fóruns relacionados à raça, e já percebi que algumas perguntas se repetem com muita frequência. “Pug é uma raça sociável?”, “Moro em apartamento, será que os pugs se adaptam nesse ambiente?”, “Adoro correr no parque e quero um cachorro para me acompanhar, pugs conseguem seguir o ritmo?” ou ainda “Trabalho o dia todo, pugs ficam bem sozinhos por longas horas?”. Diante de tantas interrogações, e sendo mãe de pug (de segunda viagem rs), vou tentar esclarecer algumas dessas dúvidas. ♥

O pug é sim um cão de companhia por excelência. É um cão carinhoso,meigo,sensível,charmoso,com grande personalidade, expressão doce e boa disposição(não confundir com atlético;)).
Possui grande adaptabilidade em apartamentos ou casas, preferencialmente em áreas internas. Convive bem em pequenos espaços, ficando satisfeito com passeios curtos. Por outro lado, não se deve deixar o pug ficar sedentário, já que tem predisposição a engordar e, por serem cães braquicefálicos (de focinho curto) a respiração é ofegante, elevando o risco de enfarto se ficarem obesos. Em outro post vou falar com mais detalhes sobre Pug x Exercícios, mas de imediato adianto que se a intenção é ter um cão para acompanhar passeios, caminhadas e corridas, verdadeiramente desconsidere essa lindeza.

Os conhecedores da raça costumam chamar os pugs de “pequenas pessoas”, e quando se passa a conviver com um fica muito fácil compreender o motivo. Além de ser considerado um cão de companhia, é um cão bastante inteligente. É muito bem recomendado para crianças, adolescentes, adultos e idosos. É uma raça com características bem peculiares. Muito engraçado, cativante, companheiro e bastante fiel ao dono, tornando-se facilmente um companheiro inseparável. Na verdade, bem mais do que isso risos, segue-o para todo o lado mesmo sem ser convidado. O Pug é extremamente sociável e rapidamente se enquadra e se adapta a ambientes e pessoas estranhas. É sem dúvida, uma das raças mais dóceis.



Um pug facilmente se torna o dono da casa (ou seria o rei da casa? haha) e, embora eleja a pessoa da sua preferência e a siga como uma sombrinha, ele ama a todos. Extremamente afetuoso, adora grudar nos nossos pés, literalmente falando, e pode ficar confortavelmente por horas desse jeito.   A maior parte dos pugs faz grandes festas aos estranhos e convidados da casa, embora existam alguns que sejam um pouco mais reservados.

Para quem está pensando seriamente em ter um, deve-se saber que ele tem que ser bem amado e conviver diretamente com a família, não o deixando isolado por longas horas. Alguns ficam deprimidos e até adoecem em situações contrárias. O Pug é um cão de casa, que gosta bastante de conforto e não lida bem com a idéia dos donos estarem em casa e ao mesmo tempo não poder estar na sua companhia. Porém, quando estamos ausentes costumam aguardar tranquilamente a nossa chegada para, novamente, nos encher de carinho e nos fazer companhia.


Com amor,

2 comentários: