"... once in a while, right in the middle of an ordinary life, love gives us a fairy tale."

junho 28, 2014

Pugs e suas Peculiaridades: Dicas Importantes!


Pug é uma raça que apresenta algumas peculiaridades, dessa forma requer cuidados especiais, que precisamos levar em consideração diariamente a fim de prezar pelo bem estar e saúde do nosso lindo.

♥Pêlos
Como foi dito aqui em outra postagem, a queda excessiva de pêlos em pugs pode ser amenizada com as escovadelas diárias, além de manter a pelagem com o brilho sempre bonito.

Existe atualmente no mercado pet, a milagrosa Furminator, considerada uma ferramenta única, e não escova, que retira até 90% dos pêlos mortos de cães, deixando a sua casa, roupas e carro livres dos indesejáveis pêlos. A recomendação é utilizá-la uma vez por semana após a escovação normal.

Diferentes opções de Furminator: Para pêlos curtos e longos, inclusive para gatos.

Furminator recomendada para Pug ( fica fácil identificar pois é o próprio estampando lindamente a embalagem)

♥Limpeza das dobrinhas da face
Pugs precisam ter as dobrinhas sempre limpas. É importante que a parte interna de cada dobrinha não fique úmida a fim de evitar a  proliferação de fungos (mau cheiro!) e inflamações. Utilize o soro fisiológico para a limpeza das rugas. Ele limpa, eliminando as impurezas. Em seguida utilizar algodão ou gaze seca para que a região fique sequinha (dica da dica: jamais esfregar o algodão ou gaze, pois com o tempo vai gerar feridinhas no seu lindo; considere fazer “leves pressões” em toda a região das dobrinhas).

♥Saiba dar limites
Pugs são cãezinhos muito envolventes. No entanto, é importante que ele saiba BEM a hora de brincar e a hora de ficar em seu cantinho. Para isso, é necessário que se fale firme com ele. Aos poucos ele dará sinal de que está entendendo que há hora certa para tudo.

Cuidado redobrado com os olhos
Por terem os olhos saltados, os Pugs precisam de atenção especial com seus olhinhos. Limpe-os diariamente com soro fisiológico, tendo o cuidado de enxugar o excesso com gaze, para que as dobrinhas não fiquem úmidas. Caso perceba muita secreção ou alguma lesão não hesite em levá-lo ao médico veterinário de sua confiança, pois infecções mais graves podem levar à perda da visão ou mesmo dos olhos.

♥Banho
Na hora do banho converse com seu puguinho, falando num tom de voz suave para que ele entenda que o banho é necessário e bom para ele. Certamente, existem uns que adoram, já outros que detestam, mas ainda assim faça com que o banho não seja um evento tão desagradável. Dê um petisco para que ele associe o banho a algo positivo e não tenha medo da água.

Com amor,

Nenhum comentário:

Postar um comentário